educativo

Imprensa, Homossexualidade e Ditadura nos Arquivos do Musecom

Para conferir a atividade educativa, clque aqui.

Apresentamos a atividade educativa online construída em parceria entre o Museu da Comunicação Hipólito José da Costa e a Universidade Federal do Rio grande do Sul, através do estágio curricular em Educação Patrimonial (FACED) realizado em 2020/2 pelos discentes Paula Blume e Daniel Marcílio. Na atividade o público terá contato com fontes primarias: matérias do jornal O Lampião e a Zero Hora sobre violência um caso de violência contra pessoas LGBTQIA+ que aconteceu em Porto Alegre em 1980.

O material tem potencial para provocar reflexões sobre o papel da imprensa e da mídia como reprodutora ou não de preconceitos como os da LGBTQIA+fobia bem como sobre a violência física que resulta da intolerância ao diferente. Realizou-se um trabalho primoroso de contextualização histórica dos anos 1980 e da situação de pessoas LGBTQIA+ no final da ditadura. Essa contextualização dialoga com a apresentação dos dois jornais trabalhados; ressaltando a diferença entre os jornais alternativos e os de grande circulação. Para instigar a curiosidade do público a este acervo, utilizou-se o googleforms para proporcionar uma experiência de investigação das fontes, onde o publico/ os alunos terão que colocar suas impressões e opiniões sobre os jornais, seus discursos e o tema abordado. A atividade é voltada principalmente para o público escolar nos anos finais do final do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, mas aberta para todos os públicos que tenham interesse na temática.

material preparatório para os professores pode ser acessado aqui. Esperamos que esta possa ser uma prazerosa experiência com nosso acervo e que proporcione muitas reflexões sobre a importância de conviver com o outro seja ele quem for.

Também gostaríamos de ouvi-los e convidamos todes a postar suas narrativas nas redes sociais marcando nossas páginas com o @visitemusecom.